sábado, 4 de agosto de 2012

PENSANDO UM POUCO NA IGREJA COMO O PRINCIPAL LOCAL DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS...

Mensagem realizada na Igreja Presbiteriana de Cabrália no ano de 2006.


A IGREJA E A SUA SINGULARIDADE NA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

Textos base: Atos 6.1-4; Romanos 10.17


INTRODUÇÃO:

Deus chama e preserva o seu povo pela Pregação da Palavra. “Não havendo profecia, o povo se corrompe...” 
Pv 29.18.

A principal marca da igreja de Cristo é a fiel pregação da Palavra de Deus, que consiste na exposição fiel e sistemática do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Falar sobre esse assunto é de fundamental importância para a descoberta da verdadeira identidade e missão da igreja do Senhor Jesus.

Muitas igrejas hoje têm tomado rumos estranhos, identificando-se muito mais como agências fornecedoras de serviços para o homem, do que instituições divinamente capacitadas para anunciar o evangelho de Cristo. 

Frase de Transição: Vejamos porque é preciso a igreja pregar a Palavra de Deus:


I – A PRINCIPAL FUNÇÃO DA IGREJA É PREGAR A PALAVRA DE DEUS.

A partir do capítulo dois de Atos, vemos a igreja primitiva engajada na tarefa de pregar o evangelho. O apóstolo Paulo fala em pregar “todo o desígnio de Deus” (At 20.27).

A pregação da palavra é importante porque:
·   Informa ao ser humano sua real condição espiritual e sua necessidade de Deus;
·   Essa tarefa pesa sobre a igreja (e particularmente sobre os pastores, em termos de pregação expositiva) – “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1Co 9.16);
·   A principal tarefa da igreja NÃO É a de educar as pessoas, nem de curá-las fisicamente ou psicologicamente, e nem é torna-las felizes e mais ainda, também não é torna-las boas.
·  Fazer essas coisas não passarão de meros paliativos.  Não que isso não possa ser feito, mas, contudo, não são os objetivos primários. O principal objetivo da igreja é SITUAR OS HOMENS DENTRO DO CORRETO RELACIONAMENTO COM DEUS E RECONCILIA-LOS COM DEUS.
·   IlustraçãoÞ Como seria dar um remédio para alguém a fim de aliviar as suas constantes dores, sem, contudo, detectar seu real problema?...  

II – A PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS É SUFICIENTE PARA ATINGIR O HOMEM TODO.

Todas as tentativas de tentar convencer o ser humano do seu real estado espiritual, destituído da pregação da palavra de Deus, serão inúteis e frustrantes.

·   Pregar o “evangelho” da prosperidade não dá certo:

1. Porque não é função da igreja tornar as pessoas ricas, nem, contudo, promover-lhes satisfação pessoal;

2. Porque isso faz com que as pessoas fujam da sua real necessidade.
Contentar-se com lazer e satisfação superficial é tentar se esconder da sua real condição espiritual diante de Deus. “Na medida em que o homem se contenta com esse alívio temporário, tende a continuar supondo que tudo corre bem e, eventualmente termina em desastre”.

·    Transformar a igreja em uma agência prestadora de serviços para o homem, não dá certo:

A igreja não está em competição com as seitas, nem com outras religiões, não está em competição com os psicólogos ou quaisquer outras agências, nem com políticas, sociais ou de qualquer outra natureza.

Quando se tenta institucionalizar e socializar a igreja fazendo nela o que se faz em outros setores da sociedade, as pessoas não vêem razão para continuar nEla pois o que se faz lá, pode ser feito em qualquer outro lugar. Uma igreja que prega um meio de reforma política e social e de pacifismo, torna-se uma igreja desnecessária, pois todos esses serviços podem ser efetuados mediante as agências políticas.

·    A pregação da Palavra é o único meio de conduzir o homem à reconciliação com Deus.

Isso é o bastante para atingir o homem todo. Jesus disse: “Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura” Mt 9.16. A pregação da palavra visa levar o homem a uma transformação por inteiro.

III – A IGREJA É O PRINCIPAL LOCAL PARA A PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

Agora refiro-me à igreja como o local de culto. Como é importante as pessoas se reunirem para compartilhar de um mesmo assunto. Sem divergências, preconceitos, totalmente desarmados, pois não estamos diante de algo criado pelo homem, mas por Deus, e isso dá sentido à autoridade, suficiência e total aproveitamento. “A própria presença de um grupo de pessoas faz parte, por si mesma, da pregação, e essas influências começam a operar de imediato sobre qualquer pessoa que participe do culto”.
·    A igreja é importante para fortalecer relacionamentos;
·    Nada substitui a Igreja;
Nem um livro, nem uma programação de televisão, pode exercer a mesma influência que a igreja exerce na vida das pessoas;
·    Há um elemento espiritual (místico) na Igreja;
Não é a toa que Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Sua presença não se dá pela presença das pessoas em si, mas porque a igreja traz esse mistério. Existe algo de espiritual envolvendo o povo de Deus quando estes se unem para cultua-lo.

Ilustração (contada pelo Dr. Rev. Martin Lloyd-Jones): Uma mulher espírita com capacidades mediúnicas e que era paga (e por sinal, bem paga) para prestar seus serviços mediúnicos nas comunidades espíritas em que ela ia todos os domingos à noite. Certo Domingo ela estava adoentada e impossibilitada de ir até uma sessão espírita. Neste dia, sentada em sua casa, ela via as pessoas passarem para ir à igreja onde o Rev. Lloyd-Jones pastoreava. Algo fez com que ela sentisse vontade de ver o que aquele povo fazia na igreja, e assim, decidiu ir ao culto naquele dia. Depois disso, continuo freqüentando os cultos até se converter.

Um dia o Pastor Lloyd-Jones perguntou a ela o que sentira na sua primeira visita aquela igreja. E ela disse: “No momento em que entrei no seu templo e me assentei em um banco, entre o povo, tive consciência de um poder presente. Tive consciência do mesmo tipo de poder a que eu estava acostumada em nossas reuniões espíritas, embora houvesse uma imensa diferença; eu tinha a impressão de que o poder, no seu templo, era um poder puro”.

Isso é o poder do Espírito Santo na igreja que qualquer visitante pode sentir. Esse poder do Espírito Santo não pode ser sentido em outros lugar, se não na igreja. É claro que o espírito pode se manifestar em vários lugares de acordo com o seu querer, no entanto, o que se destaca aqui é a singularidade da igreja.

CONCLUSÃO:

Se você procura em uma igreja algo que não seja a pregação da Palavra de Deus, você precisa repensar a sua ideia de igreja; Se você quer ouvir a voz de Deus, então procure ler as Escrituras e ouvir a sua fiel pregação. Todas as “doenças espirituais” são curadas a partir de um correto entendimento e aceitação das verdades Bíblicas e que são apontadas pela fiel pregação da palavra de Deus. Por fim, não subestime o local onde essa pregação deve ser feita. Não troque a igreja por um programa de televisão ou pela leitura de um livro. 

Um comentário: